PVC – Policloreto de Vinila

Características

O uso global do PVC cresce na taxa de 4 a 7% por ano. Esse crescimento rápido e sustentável não se deve somente à excelente relação custo / benefício do PVC, mas também pelo fato de que não há nenhum outro material que possa ser modificado por aditivos na mesma extensão do PVC. Esse polímero pode ser processado com praticamente todas as tecnologias comuns.

As propriedades do PVC tornam o material apropriado para aplicações de longa vida. Os produtos do PVC que são usados em aplicações da construção civil têm um tempo de vida útil de, no mínimo, 50 anos. De 65 a 70% de todo o PVC é usado no setor da construção. Além de ter uma vida longa, seu sucesso se deve às suas excelentes propriedades mecânicas, baixa flamabilidade, resistência à umidade e ao UV e baixo peso dos produtos na construção civil gerando obras de instalação mais fácil e em menores emissões durante o transporte e reciclagem.

PVC - Policloreto de Vinila

Enquanto que o mercado do PVC em aplicações ligadas à saúde pública representa menos de 1% de todo o seu mercado, nele estão contidas aplicações muito importantes pois ajudam a salvar vidas. O PVC é usado com sucesso na área da saúde há mais de 50 anos. O PVC é o termoplástico mais difundido entre os dispositivos médicos (catéteres, mangueiras cirúrgicas, cânulas de alimentação, válvulas, etc.) devido a sua estabilidade química, propriedades de preservação do sangue, transparência e claridade, facilidade de esterilização, resistência à torção e montagem fácil.

Principais propriedades do PVC

Leveza e Resistência

O PVC é resistente à abrasão, extremamente leve, boas propriedades mecânicas de dureza e durabilidade que são atributos fundamentais na construção.

Fácil instalação

O PVC pode ser cortado, moldado, soldado e unido facilmente numa grande gama de variedades e estilos.

Resistência ao fogo

A propriedade anti chama é inerente ao PVC por ser de difícil ignição e contribui para a extinção da chama quando a fonte de calor é retirada. Comparativamente a outros materiais, o PVC possui uma performance muito melhor em termos de baixa combustibilidade, flamabilidade, propagação de chama e perda de calor. Atualmente, novas formulações tem trazido ainda mais avanços nas áreas de emissão de fumaça ácida, geração de fumos e ampliado a resistência ao fogo.

Durável

O PVC é resistente à umidade, apodrecimento, corrosão, choques e abrasão. Por isso é a opção preferida dos consumidores para muitas das aplicações de longa vida, bem como para aplicações externas sujeitas ao intempérie natural. Na verdade, aplicações com tempo de vida média e longa representam mais de 85% do mercado do PVC na construção civil.

Por exemplo, estima-se que mais de 75% dos tubos tem um tempo de vida acima de 40 anos com potencial de vida útil para mais de 100 anos. Em outras aplicações, tais como o isolamento de fios e cabos, estudos indicam que mais de 60% deles são utilizados por mais de 40 anos.

Relação custo – benefício

O PVC tem sido um material popular e atraente para o consumidor há décadas devido às suas propriedades físicas e técnicas que fornecem resultados excelentes a baixo custo. É muito competitivo em preço vis-a-vis sua durabilidade, baixa manutenção e tempo de vida.

Isolante elétrico

O PVC não conduz eletricidade e um excelente material para uso em aplicações elétricas devido a sua propriedade isolante em fios e cabos.

Versatilidade

As propriedades físicas do PVC permitem aos designers desenvolverem toda a sua criatividade encontrando soluções originais na engenharia, arquitetura e decoração das novas casas e edifícios e também na reforma dos prédios e residências mais antigas.

Em várias partes do mundo, os filmes de PVC vem sendo usados no recobrimento de edifícios em construção, nos artigos para interiores, portas e janelas, sistemas de fornecimento e distribuição de água e esgoto, isolamento elétrico e muitas outras aplicações.

Benefícios do PVC frente a outros materiais

Ao longo das últimas décadas, o PVC vem ocupando o espaço de diversos outros materiais em diversas aplicações, principalmente na construção civil. Sua grande vantagem em termos de custo-benefício, além de sua versatilidade e longevidade tem conferido a esse polímero a liderança entre todos os materiais usados nessa área.

TOP